sexta-feira, 13 de julho de 2007

Consciência


Eu não estou aqui por uma utopia.
Estou aqui por causa da realidade que eu não sabia que vivíamos. E a culpa é nossa.
Estava assistindo um programa de TV que tratava de mostrar de forma chocante, a situação que nosso planeta se encontra. E eu percebi o quanto somos negligentes. Eu sabia que o negócio tava brabo mas eu não tinha noção do quanto. E pior: eu não estava fazendo nada perto do que precisa ser feito.
O aquecimento global gera discussões mundo afora, e deixa muitas dúvidas sobre o que deve ser feito para mudar esse quadro.
Em alguns lugares eu li que em 30, 50 anos, se nós não tomarmos uma atitude o mundo irá por água abaixo. Literalmente.
Eu pretendo fazer minha parte e pretendo fazer isso de forma ativa, não só ficar no sonho de mudar o planeta. Mas sozinho não se faz a diferença. Sozinho eu só consigo mudar a minha consciência em relação a isso. E isso eu já to fazendo.


Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do
clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
E isso é só um pouquinho do que pode acontecer caso nós continuemos sem fazer nada.


E você? Vai dizer que não tá nem um pouco preocupado?

Nenhum comentário: