quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Antes de Justin, havia Prince.


Todo mundo hoje só fala em Justin Timberlake.
O cara é "o cara" do momento , tem um cd fantástico e eu também adoro ele. Mas o que muita gente não sabe, é que o Justin tem um "Espelho" chamado Prince.
Prince Roger Nelson , nasceu em maio de 1958 e é um dos maiores e mais talentosos artistas que já existiu.
Multitalentoso, Prince canta, compõe, dança, produz e toca TODOS os instrumentos. Já ganhou um Oscar em 1984 por sua canção "Purple Rain" , que fazia parte da trilha sonora do filme homônimo , no qual o próprio atuava. Além disso tudo o cara era um conquistador e tanto e já teve rolos com algumas famosas como a atriz Kim Basinger. Suas letras falavam sempre de sexo, amor,sexo, sedução, sexo, coisas do coração, sexo e etc... daí o Justin ter se inspirado nele e conseguir "gatinhas" não fica difícil entender porque né?
Justin também tem Michael Jackson como referência, no jeito de cantar e dançar...mas o groove e o estilo de compôr são de Prince.
Eu adoro o Prince também, mas admito que ele é um artista difícil de digerir, já que é muito conceitual as vezes, mas quando ele faz algo bom, é muito bom. Digamos que ele é uma versão black da Björk, em termos de conceitualidade. Seus discos são muito elaborados e as vezes incompreesíveis até para os fãs mais ardorosos.
O cara é tão f*** que , de propósito lançou um mooooonte de discos ruins, só pra eles venderem pouco e a gravadora demiti-lo, já que o artista se sentia injustiçado estando naquele selo fonográfico. Daí ele mudou de nome pra um símbolo impronunciável, andava coma palavra slave ( escravo) escrita no rosto...tudo em protesto á antiga gravadora. Isso que é atitude!
Enfim, livre dessas amarras, Prince voltou a detonar e tem feito música boa de novo.
Ontem comprei um DVD contendo 15 videoclipes dele das decadas de 80 e 90. Faltaram algumas músicas, mas o DVD é ótimo. E apesar de Prince ser talentoso, compor e cantar bem, ele não tem muitos clipes bons...curioso né?
Então se você gosta do Justin, ouça Prince e conheça de onde o loirinho Timberlake tirou tanta inspiração pra compor coisas como Sexyback.


____________________________________________________

TOP 10 PRINCE
Dicas de músicas pra voce se familiarizar com vossa alteza:

1) "When Doves Cry" ( É a minha favorita de todos os tempos, adoooooroooo !! Justin usou samplers dessa canção em seu novo CD.)
2) "Kiss" ( Outra que eu também amo e essa nem é tão conceitual ! )
3) "Raspeberry Beret"
4) "Little Red Corvette"
5) "Controversy"
6) "Blacksweat" ( Essa é nova ..booooaaaaa )
7) "1999" ( A música é de 1982 , mas nela Prince fala como se o mundo fosse acabar em 1999..graças a Deus não acabou!!)
8) " Nothing Compares 2U" ( Essa ficou famosa na voz de Sinead O´Connor )
9) " Let´s Go Crazy"
10) " Purple Rain" ( Essa ganhou o Oscar !!! )

Nenhum comentário: