quarta-feira, 27 de junho de 2007

A Vaidade dos ( outros) homens

Faz dias que eu venho pensando numa coisa...
Um dos primeiros textos que escrevi neste blog indiretamente falava sobre vaidade. Mais especificamente sobre o meu atual desinteresse nela...
Admito que já fui bem mais vaidoso, mas hoje em dia ando meio sem saco pra estas coisas. E acho que isso veio acontecer na época errada.
Hoje em dia nossa sociedade "machista" está se afogando em propagandas e em produtos voltados para a beleza masculina. A Cada dia mais empresas se vêem voltadas a esse segmento do mercado. Não só as empresas produtoras de cosmético tem aumentado as linhas masculinas, como se vê também a criação e o crescimento de spas, centros de estética e de beleza para homens.
Mas se pararmos pra pensar um pouco, vamos ver que esse costume é uma coisa antiga, mas que devia estar adormecido. Quem nunca viu figuras de homens do séculos XV ou XVI com aquelas perucas ou aquela maquiagem típica da época. Luís XV e seus sapatos de salto alto, os romanos, egípcios e suas jóias. Anos 70 e os black power, anos 80 e o New Wave, Obviamente que naquelas épocas os objetivos não eram os mesmos de hoje, mas a vaidade masculina existia sim!
Hoje existe o Metrossexualismo ( se eu não estiver atrasado e se já não houver um novo termo )pra classificar esse "fenômeno" de vaidade entre os homens. Mas hoje em dia o negócio anda tão grande que voce nem percebe que é novo!
Novidade é: eu não estou mais vaidoso em meio há novas técnicas de limpeza de pele, depilação, alisamentos progressivos, massagens, luzes, ginástica, dietas e cremes de beleza...
Eu não me vejo sinceramente re-exercendo esses velhos hábitos. Nada contra, mas admito que ás vezes sinto falta de meu cabelinho loiro e de minha barriguinha lisinha.O que indica que posso mudar de idéia a qualquer hora... é a vida!
Sinal dos tempos. As mulheres buscando a igualdade de papéis e os homens obedecendo. A sociedade mudando e num piscar de olhos a realidade já é outra. Aquele creme anti acne que você usa , amanhã estará obsoleto. Seu simples shampoo de uso diário deixa de funcionar a favor de um novo complexo hidratante para os cabelos.
Mas não se assuste colega. Você provavelmente está lindo do jeito que está. Mas eu preciso realmente fazer minha barba...to parecendo um ogro!!!

3 comentários:

catuxe disse...

Vc é lindo de todo jeito!!!!

=************

Ana Cris Matos disse...

A gente já tá perdendo o ritmo. Volta a escrever, homem.

Xêro

Unknown disse...

bem realmente isso
é verdade
ate eu estou caindu nessa e
não estava percebendo!!!

Onde vamos parar??